Cuidar do Planeta no meu dia-a-dia

 

Para celebrar o Dia Mundial da Terra, dia 22 de abril, fizemos várias plantações e construímos um bio-compostor no nosso quintal com materiais reciclados.

Todos sabemos que o nosso Planeta está muito doente devido à poluição que provocamos.

Sabiam que só em Portugal produzimos mais de 5 milhões de toneladas de resíduos urbanos e que cada português produz em média 40 Kg de resíduos por mês e 473 Kg por ano, sendo que cerca de 20% correspondem a resíduos alimentares? O consumismo exagerado é outro dos principais fatores. Sabiam, ainda, que a grande maioria daquilo que compramos se torna lixo em menos de 6 meses?

Todos somos responsáveis pelo estado de saúde do nosso planeta, por isso, devemos fazer escolhas mais sustentáveis no dia-a-dia, reduzir o nosso consumo e colocar no lixo indiferenciado apenas os resíduos que não conseguimos reutilizar ou reciclar.

A compostagem é uma outra forma de contribuir para a sustentabilidade do Planeta. É um método simples e eficaz de reduzir a quantidade de lixo que acabaríamos, de outra forma, por deitar ao lixo.

O que é a compostagem?

A compostagem é um processo biológico através do qual microrganismos e insetos decompõem a fração orgânica dos resíduos originando a produção de composto. O composto é uma substância homogénea, de cor castanha, com aspeto de terra e muito rica em nutrientes, que pode ser utilizado como substrato e fertilizante orgânico.

Que materiais podemos usar?

Quase todos os restos orgânicos da cozinha e jardim podem ser utilizados para fazer compostagem, mas temos de o fazer nas proporções adequadas. Os materiais são habitualmente divididos em verdes e castanhos, consoante o seu teor de humidade e nutrientes.

Apresento-vos o nosso bio-compostor sustentável que uso todos os dias! O composto lá produzido tem sido útil nas plantações que temos feito nestes dias de isolamento social.

Mas a história das plantações fica para outro dia…

Olá! Sou a Mariana e tenho 9 anos. Sou bailarina e clarinetista. Adoro dançar, cantar e brincar. O meu desporto favorito é a natação. Gosto muito de animais, por isso tenho 5 cães, 7 gatos e 2 peixes! Também adoro flores...
Artigos criados 3

3 comentários em “Cuidar do Planeta no meu dia-a-dia

  1. É isso Mariana continua a reciclar e a cuidar do mundo adorei ler o teu texto que esta lindíssimo foi uma boa escolha e eu também vou reciclar.. BEIJINHOS 💋😘.

Os comentários estão fechados.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo